Programas Especiais

 

MONITORIA

Por meio da monitoria, o estudante desempenha várias funções ligadas ao ensino de uma disciplina específica. Ela é exercida por alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, em conformidade com o Regimento Geral da UFV e com o Regulamento das Atividades de Monitoria (Resolução nº 03/2019, do CEPE). Para ser monitor, é preciso ter coeficiente acima de 75% da disciplina pleiteada e ser aprovado em um processo que avalia a proficiência do aluno. No Campus Florestal, as Monitorias são de responsabilidade do Instituto ao qual a disciplina está vinculada.

 

TUTORIA

O Programa de Tutoria nas Ciências Básicas  da UFV Campus Florestal  teve início no segundo semestre de 2010, tem como objetivo dar apoio acadêmico-pedagógico aos estudantes nas áreas de Biologia, Física, Matemática e Química.

 

PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa que tem como compromisso aprimorar os cursos de graduação da Instituição, trabalhando com Ensino, Pesquisa e Extensão e formando cidadãos que aprendem a trabalhar em equipe, a irradiar para os demais colegas o espírito de liderança e o compromisso com a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas.
No Campus UFV Florestal, o PET é voltado para a área de educação. Os alunos (petianos), orientados por um professor, desenvolvem várias atividades envolvendo a tríade universitária (ensino, pesquisa e extensão).

PIBID

O PIBID é uma iniciativa para aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.