Núcleo de Apoio à Inclusão – NAI

O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), em cumprimento com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), nº 13.146, de 6 de julho de 2015, tem a finalidade de orientar e oferecer apoio aos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEEs), matriculados na Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal, em todos os níveis de ensino (médio, técnico, graduação e pós-graduação).

Em acordo com o Regimento Geral da Diretoria de Ensino do Campus Florestal, ao NAI compete:

I- Orientar e assegurar o cumprimento das práticas de inclusão na universidade;

II- Assegurar a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência;

III- Organizar o funcionamento e o serviço dos Tradutor Intérprete de Língua de Sinais/Língua Português (TILSP) internamente, lotados na Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal;IV- Participar do processo de matrícula dos novos estudantes com deficiência, junto à Divisão de Saúde;

V- Atender pais e/ou responsáveis e estudantes com deficiência;

VI- Informar aos professores e coordenadores, periodicamente, as demandas e o rendimento dos estudantes com deficiência;

VII- Realizar atividades junto à comunidade acadêmica de sensibilização e cooperação para a inclusão das pessoas com deficiência; e

VI- Desempenhar as demais funções não especificadas, mas que forem de sua competência ou por delegação dos órgãos superiores.

Para solicitar Atendimento Educacional Especializado (AEE), os estudantes com necessidades específicas devem enviar um e-mail para naiflorestalufv@ufv.br ou comparecer pessoalmente ao setor (sala 4, localizada no primeiro andar da Biblioteca). Para a abertura do processo solicitando AEE, será necessário apresentar laudo médico com a indicação da condição específica do estudante e o CID correspondente.

APOIO AOS DOCENTES:

O Núcleo de Apoio à Inclusão oferece aos docentes apoio e suporte nas atividades de ensino. Caso haja necessidade de orientação pedagógica, o docente pode entrar em contato com o NAI através do e-mail naiflorestalufv@ufv.br.

O site da UPI – Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas da UFV, traz uma série de materiais de apoio com orientações aos docentes sobre os principais casos de necessidades educacionais específicas. Acesse: https://upi.ufv.br/material-de-apoio/ .