A Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF), escola técnica vinculada à Universidade Federal de Viçosa – Campus UFV Florestal (CAF/UFV), oferece seis cursos Técnicos, concomitantes ou integrados ao Ensino Médio: Agropecuária, Alimentos, Informática, Eletrônica, Eletrotécnica ou Hospedagem; e o curso Técnico em Agropecuária subsequente ao Ensino Médio.
Coordenador(a): Professor Jonas Alberto Rios, e-mail: jonas.rios@ufv.br
Objetivo: Formar profissionais técnicos capazes de atender às exigências da sociedade moderna nos processos produtivos agropecuários, que se referem à lavoura, pecuária e extração vegetal, bem como às operações agrícolas e de armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas. Objetiva-se a formação de profissionais que busquem o aprendizado e atualização contínuas, com ênfase nas tecnologias da área, e que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do país de forma sustentável. Além disso, espera-se desenvolver no aluno a capacidade de observação, reflexão, criação, julgamento, comunicação, cooperação, decisão para a ação e postura ética, atendidas as disposições legais e os objetivos específicos de cada componente curricular.
Duração e período: O curso técnico é ministrado em período integral, com duração de três anos. O ingresso é realizado por meio processo seletivo, e, anualmente, são oferecidas 85 vagas distribuídas da seguinte forma: 65 concomitante, 20 integrado e 15 para o subsequente.
Atuação:
O Técnico em Agropecuária é habilitado para realizar ações relacionadas à análise das características econômicas, sociais e ambientais, planejar, executar e avaliar todas as fases dos projetos agropecuários. Também deve estar preparado para administrar propriedades rurais, atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Em relação às competências de gerenciamento, deve ser capaz de projetar e aplicar as inovações tecnológicas do setor produtivo agropecuário e monitorar a gestão do empreendimento, bem como elaborar pareceres e relatórios de impacto ambiental.
Em função das competências técnicas adquiridas, o profissional pode atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva agropecuária, seja no fornecimento de recursos produtivos – venda de insumos, venda de máquinas e equipamentos, prestação de serviços, crédito rural – seja na produção agrícola/zootécnica propriamente dita e na comercialização dos respectivos produtos.
Acesse o site do Curso Técnico em Agropecuária.
Coordenador(a): Professor Bruno de Sousa Corradi, e-mail: bruno.corradi@ufv.br
Objetivo: Capacitar o profissional para desempenhar na indústria de alimentos e em atividades relacionadas aos setores de produção e processamento, bem como análise de alimentos, monitoramento de programas de higiene industrial e controle de qualidade e preservação, de forma racional e econômica, visando à redução do impacto ambiental.
Para isso, o Campus UFV- Florestal oferece uma estrutura que permite o aprendizado integrado (multidisciplinares e interdisciplinares) de conhecimentos, apoiados por laboratórios de Informática, Química, Bioquímica, Microbiologia, Processamento de Leite e Derivados, Carne e Derivados, Frutas e Hortaliças, Panificação e Massas.
Duração e período: O curso é ministrado em horário integral, com duração de três anos (ensino médio e técnico). O ingresso se dá por meio de processo seletivo. Anualmente, são oferecidas 40 vagas.
Atuação: O técnico de Alimentos apresenta competências e habilidades na área de Ciência e Tecnologia, com conhecimentos em Química, Processamento e Biotecnologia de Alimentos. Assim, é possível atuar em indústrias de alimentos; laboratórios de controle de qualidade; instituições de pesquisa; cooperativas/associações industriais, agroindustriais e comerciais; entidades governamentais de regulamentação e análise fiscal.
O profissional estará qualificado para:
– Auxiliar no planejamento, coordenação e controle de atividades do setor.
– Planejar e realizar as operações de limpeza e sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas.
– Controlar e corrigir desvios nos processos manuais e automatizados
– Atuar no processamento e na conservação das matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas.
– Realizar análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.
– Acompanhar a manutenção de equipamentos.
– Participar do desenvolvimento de novos produtos.
Acesse o site do Curso Técnico em Alimentos
Coordenador(a): Professor Wagner José Rodrigues , e-mail: rodrigueswjose@ufv.br
Objetivo: Agregar aos alunos habilidades de raciocínio lógico e de pesquisa, além de conhecimento e habilidades manuais para atuar em empresas de equipamentos eletroeletrônicos, microcomputadores e nas diversas tecnologias presentes em nosso cotidiano, como controle, automação, telecomunicações, entre outras.
Durante o curso, o estudante tem aulas expositivas e aulas práticas em laboratórios, com todos os instrumentos necessários para o seu aprendizado. O aluno também tem oportunidade de participar de feiras, mostras científicas e visitas guiadas a empresas, para facilitar a sua inserção no mercado de trabalho.
Duração e Período: O curso é ministrado em horário integral, com duração de três anos (ensino médio e técnico). O ingresso se dá por meio de processo seletivo. Anualmente, são oferecidas 36 vagas.
Atuação: O técnico em Eletrônica é um profissional hábil para projetar, montar e manter equipamentos eletrônicos, tanto no ambiente industrial como no doméstico ou de serviços. Pode atuar programando e configurando equipamentos eletrônicos para diversas finalidades, usando os conhecimentos de informática em sistemas microprocessados. Além disso, pode trabalhar na configuração, teste e operação de sistemas e equipamentos de telecomunicações.
O profissional poderá exercer atividades em empresas do setor eletroeletrônico do setor de telecomunicações, indústrias de controle, instrumentação e comando industrial, eletrônica embarcada, empresas da área hospitalar e de informática, além de atuar como autônomo.
Acesse o site do Curso Técnico em Eletrônica.
Coordenador(a): Professora Marina Moreira Silveira Andrade, e-mail: marina.msandrade@ufv.br
Objetivo: Habilitar o aluno para exercer atividades como cálculos, desenhos, especificações, orçamentos, preparação e utilização adequada de equipamentos, instalações e materiais nos sistemas elétricos em geral, podendo atuar tanto no ambiente industrial, tanto na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica incluindo o projeto, instalação e manutenção de sistemas elétricos tanto industriais quanto residenciais.
As aulas do curso técnico em Eletrotécnica são distribuídas entre teóricas e práticas, em salas de aula com recursos didáticos adequados e laboratórios. O aluno terá oportunidades de conhecer fábricas, suas linhas de produção e subestações por meio de visitas técnicas supervisionadas e participação em feiras e mostras científicas.
Período e duração: O curso é oferecido em período diurno (manhã e tarde), concomitante ou integrado ao ensino médio e tem duração de três anos. A periodicidade é semestral e a forma de ingresso é por meio de exame de seleção anual. São oferecidas 36 vagas.
Atuação: Faz parte da rotina de trabalho dos técnicos em eletrotécnica planejar métodos e sequências de operações para testar e desenvolver sistemas elétricos. Suas atribuições abrangem supervisão de sistemas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade, assim como manutenção, inspeção e testes em equipamentos e estruturas, diagnosticando causas de problemas e implementando soluções para sua correção. Os locais com maior oferta de trabalho são as concessionárias de energia elétrica, empresas de telefonia e prestadoras de serviços de instalação e manutenção elétrica.
A área de atuação do profissional vai desde a geração de energia, passando pela transmissão e distribuição até a instalação elétrica residencial, predial ou industrial. Ele também poderá operar máquinas elétricas industriais.
Acesse o site do Curso Técnico em Eletrotécnica.
Coordenador(a): Professora Karla Trigueiro, e-mail: karla.trigueiro@ufv.br
Objetivo: Formar profissionais para atuar nos diversos setores relacionados ao turismo e à hospitalidade, com ética e responsabilidade socioambiental.
Como suporte à aprendizagem, a UFV- Florestal oferece oportunidades para estágio interno com promoção e gestão de eventos permanentes do campus, atuando juntamente com a Divisão de Extensão e Cultura.
Além disso, o profissional realiza trabalhos de campo, atividades práticas e visitas técnicas, proporcionando experiência e contato direto com algumas das possíveis áreas de atuação. Outras oportunidades são viabilizadas em projetos que envolvem a sinalização turística em meios de hospedagem, o guiamento profissional através do Projeto Campus Tour, bem como a realização de inventários da oferta turística e pesquisas de demanda turística para órgãos públicos e privados.
Duração e Período: O curso é oferecido em período diurno, com duração de três anos, dividido em seis módulos semestrais. A forma de ingresso é por exame de seleção anual, no qual são disponibilizadas 40 vagas.
Atuação: O técnico em Hospedagem formado pela Cedaf – UFV Florestal estará apto para atuar em diversos setores na área de hospitalidade e turismo, de maneira geral. O profissional poderá atuar também na operacionalização e comercialização dos departamentos de um estabelecimento de hospedagem, bem como na elaboração de projetos de viabilidade para a implantação de meios de hospedagem e planos de marketing para os mesmos.
Áreas de atuação:
– Elaboração de inventários de atrativos naturais, histórico-culturais, religiosos, científicos, artísticos, gastronômicos etc. e de regiões com potencial turístico, com ênfase nos municípios que integram circuitos turísticos de Minas Gerais.
– Organização de eventos, programas, roteiros, itinerários turísticos, atividades de lazer, articulando meios para sua realização, assim como espaços físicos de hospedagem e alimentação, prevendo seus ambientes, uso, articulação funcional e fluxo de trabalho e de pessoas.Execução de atividades de agenciamento turístico local, regional e nacional.
– Prestação de assessoria e consultoria para municípios com potencial turístico, na elaboração de planos municipais de turismo, atuando junto aos Programas Nacionais e Estaduais de Regionalização do Turismo.
– Execução de comercialização de produtos e serviços turísticos e de hospitalidade.Concepção, organização e viabilização de produtos e serviços turísticos e de hospitalidade, adequando-os aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas do turista.
– Promoção, planejamento e organização de eventos de qualquer natureza.
– Prestação de serviços a agências de turismo, redes de hotelaria e gastronomia, órgãos públicos, empresas da área de treinamento e qualificação profissional, pousadas e hotéis fazenda e agências de transportes em geral.
Acesse o site do Curso Técnico em Hospedagem.
Coordenador(a): Professora Marcus Henrique Soares Mendes, e-mail: marcus.mendes@ufv.br
Objetivo: Formar profissionais de nível técnico em Informática, com perfil dinâmico, inovador, com capacidade de aprendizado permanente, dotados de raciocínio lógico para a compreensão e resolução de problemas, mantendo o compromisso ético que a profissão exige. O profissional deverá ser capaz de projetar, implementar e realizar avaliações de necessidades de manutenção e atualização em sistemas de informação, seja em projetos de software ou de hardware.
Duração e Período: o curso tem duração de três anos, e é oferecido no período diurno. Anualmente, são ofertadas 40 vagas anuais, por meio do exame de seleção.
Atuação: O técnico em informática será capacitado para desenvolver as seguintes atividades:
-Identificar os componentes de computadores e seus periféricos, e promover a montagem, configuração e identificação de defeitos em computadores, redes e periféricos.
-Instalar, configurar e operar sistemas operacionais de microcomputadores.
-Desenvolver algoritmos e estruturas de dados para implementação de sistema computacionais.
-Desenvolver sistemas computacionais utilizando linguagens de programação e ambientes de programação, seja em ambiente desktop ou web.
-Realizar a análise de um problema, realizar o levantamento dos requisitos e propor soluções.
-Criar a documentação sobre o desenvolvimento de projetos.
-Ter conhecimentos de códigos de ética profissional, e noções de legislação da área de informática.
-Conhecer as estruturas organizacionais e as relações internas das organizações.
-Ter conhecimentos básicos do registro contábil das empresas, como base para desenvolvimento de sistemas computacionais.
-Projetar e implementar bancos de dados, utilizando ferramentas computacionais.
Acesse o site do Curso Técnico em Informática